QUAIS AS VANTAGENS DE UM SISTEMA DE PONTO?

A tecnologia cresce a níveis exponenciais em diversos segmentos, com o segmento do RH não é diferente. No mercado existem diversos sistemas que ajudam na administração dos colaboradores das empresas, seja na admissão e rescisão contratual, tanto como na gestão do ponto dos colaboradores.

O relógio por muitos anos foi o principal componente de captura de ponto dos funcionários. Hoje com o avanço da tecnologia já é possível utilizar aplicativos para a captura de ponto, seja por biometria ou por reconhecimento facial, o que viabiliza uma economia no investimento da gestão de ponto das empresas.

Comprar o relógio já não é mais obrigatório, desde que se utilize o aplicativo de ponto que seja homologado e autorizado pelo ministério do trabalho. A utilização do ponto pode ser através de um tablet próprio da empresa a qual todos os colaboradores o utilizam para o registro de ponto, ou de acordo com a politica da empresa, poderá o próprio colaborador instalar o aplicativo no próprio aparelho e fazer de forma autônoma o registro do ponto. A segurança no registro de ponto é necessário para que o colaborador utilize o aplicativo de ponto de forma ética, para isso, é recomendável que as empresas utilizem o sistema com a opção de geolocalização a fim de evitar possíveis fraudes nos registros de pontos. Com o sistema de geolocalização o sistema de ponto faz a identificação do local que o colaborador registrou a batida do ponto no qual se encontrava naquele exato momento, com as coordenadas do GPS e horário.

A utilização do registro de ponto por aplicativo é recomendável para empresas com baixo fluxo de funcionários, ou seja, com até no máximo 15 funcionários. Com uma quantidade acima de 15 funcionários é recomendável a utilização de um relógio de ponto, o qual possui uma maior durabilidade e melhor controle pela gestão.

A solução de ponto por aplicativo é excelente para as empresas o qual possuem funcionários externos. Assim, de modo a flexibilizar o controle de ponto destes colaboradores, pois independente do local o qual se encontram, poderão efetivar o ponto através da localização GPS e horário.

Síntese: Utilizar o ponto por aplicativo é perante a lei legal, desde que autorizado pelo ministério do trabalho e esteja em conformidade com as leis em vigência. A gestão de ponto por aplicativo substitui o relógio e ajuda e economizar na hora do investimento da empresa. Porém, para uma maior eficiência e controle pela gestão, é recomendável somente as empresas com poucos funcionários.

Nossos últimos posts.